terça-feira , 24 outubro 2017
Inicio / Destaque / Lixões a céu aberto e suas sérias consequências, uma realidade triste

Lixões a céu aberto e suas sérias consequências, uma realidade triste

Uma realidade que ocorre em cidades de Rondônia

A agressão ao meio ambiente, o convívio com o mau cheiro e os riscos de contaminação são considerados hoje um grande gargalo em muitas cidades Brasileiras que ainda não dispõem de um sistema de coleta e destinação correta dos resíduos sólidos.

 

O lixo a céu aberto disponível em terrenos irregulares espalhados pelo país traz um cenário triste e desanimador. Em várias cidades os lixões ainda existem ao ar livre, atraem pessoas à procura de objetos, dentro desses ambientes, muitos trabalhadores autônomos chegam em busca de ganhar algum dinheiro com a reciclagem, ou até mesmo se alimentar de restos de comida.

 

Infelizmente esses lugares são infestados de doenças e facilitam a proliferação das mesmas, a quantidade de chorume produzido é tanta que compromete para a sempre a cultivação de qualquer planta nestas terras.

 

Contudo, esse chorume pode contaminar quaisquer lençóis freáticos presentes no subsolo e espalhar a contaminação para outros lugares. Em Rondônia já existem empresas do ramo de construção e manutenção de aterros sanitários que já desenvolvem trabalhos de conscientização ambiental em vários municípios com a implantação dos aterros sanitários, a exemplo da cidade de Cacoal.

Diferente de Cacoal ,que recebe resíduos sólidos de vários municípios, a acidade de Ji-Paraná já conta com o projeto de implantação de um aterro sanitário em fase de conclusão, mas alguns entraves jurídicos acabam dificultando o início das atividades do mesmo.

Com o funcionamento do aterro sanitário na região, outros municípios vizinhos à cidade de Ji-Paraná poderiam ser beneficiados com o projeto, pois todo o lixo produzido nesses pequenos municípios evitaria de ser depositado diretamente no meio ambiente, tendo sua destinação correta, de acordo com que diz a legislação ambiental.

 Fonte: Rota Policial News / Aroldo Tavares, jornalista: DRT nº 0860 Gestor e Analista Ambiental

Comente com facebook

comentarios

Sobre ANTONIO

Além disso, Veja

Operação Lei Seca: Policiais Militares do 3º BPM garantem trânsito mais seguro no final de semana

Operação é realizada aos finais de semana Policiais Militares do 3º BPM participaram da Operação …